terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Criando uma Identidade Visual

Nesta matéria iremos saber como é trabalhar com algo cotidiano e que você vê todos os dias: Identidades Visuais.

Você já parou pra pensar algum dia em como foi produzida a Identidade Visual de uma empresa como a "Nike" por exemplo? É primordial para o sucesso de uma empresa o estabelecimento de uma Identidade Visual forte, reconhecido pelo mercado!

Há uma definição da qual gosto muito - e que infelizmente desconheço o autor - que diz o seguinte: "Marcas vencedoras não apresentam somente benefícios funcionais. Seu objetivo é criar também benefícios emocionais que levam a sua fidelização". Pois bem, estamos falando de marcas...

Mas o que será essa tal de Marca? Bem, seguindo David Ogilvy: "Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome; embalagem e preço; sua história; reputação e maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal". Bem, após esta breve introdução já podemos perceber o "peso" de uma Identidade Visual. Agora provavelmente você deve estar se perguntando: "como que se começa a criar uma Identidade Visual?" ...

Evidentemente com o nome da empresa!

Vamos lá ! ;) ...

Criação de um nome - primeiro passo para o sucesso de uma empresa! Pode-se dizer que esta é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de uma empresa. Estima-se que no Brasil, a cada ano surgem 80 MIL novas marcas! Isso mesmo: 80 mil, sendo que apenas 30% chegam a sobreviver por mais de um ano.

Como se não bastasse, deve-se ainda registrar um domínio na Web para que os clientes acessem o site da empresa.

O grande problema é que no inicio de 2001 98% das palavras do dicionário Webster´s já haviam sido registradas!

Para consultar nomes de empresas você pode consultar o INPI (http://www.inpi.gov.br/) e para domínios na Internet, deve-se consultar o site http://www.registro.br Há várias formas de se obter um nome para uma empresa, mas acredito que a mais adequada é a que veremos a seguir: Primeiramente devemos obter alguns dados da futura empresa para que o nome seja o mais adequado e fiel possível!

Em uma agência de publicidade estes dados são obtidos pelo pessoal de Atendimento que apresenta o Briefing, que nada mais é do que uma apresentação detalhada sobre a empresa. Como isso não é o nosso caso, faremos um Briefing baseado em uma empresa fictícia!

Coletaremos os seguintes dados:

- Missão: qual será a missão da empresa?
- Produtos/Serviços: quais serão os produtos/serviços oferecidos pela empresa?
- Posicionamento: Qual o posicionamento da empresa? É uma empresa Nacional? Possui recursos próprios?
- Diferencial: existe um diferencial oferecido pela empresa? Qual é este diferencial?
- Objetivos e estratégias de marketing: a empresa pretende ser líder no mercado atuante? Quer estabelecer relações sociais?
- Público: Definição do seu público-alvo! Extremamente importante conhecermos o P.A pois será o consumidor da marca!
- Conceitos: quais serão os conceitos passados para os clientes da empresa?

Baseados nestas informações, podemos começar a pensar em algum nome: uma técnica bastante utilizada - e eficiente - é conhecida como Brainstorming, que basicamente funciona da seguinte forma: após ler as informações acima, pegamos um pedaço de papel e uma caneta e começamos a anotar as idéias que vêem à cabeça - por mais absurdas que estas idéias possam ser.

Ao final, deve-se fazer uma seleção das idéias e selecionar um ou duas que mais agradam! Para praticar, vamos criar um empresa fictícia: esta empresa é do ramo de cosméticos (mercado de estética), um dos segmentos que mais cresce em nosso país atualmente!

Vamos lá: A empresa é nacional e foi criada em 2003. Possui uma linha completa de cremes, xampus, perfumes, maquiagens, ou seja, cosméticos e linha de Higiene pessoal em geral.

O público-alvo são crianças de 1-12 anos (linha infantil) e homens e mulheres acima de 21 anos. A missão da empresa é de fabricar produtos com qualidade que satisfaçam os desejos e expectativas do consumidor. Ela quer passar a idéia de uma empresa preocupada com o bem-estar de seus clientes, uma empresa moderna e preocupada com o meio-ambiente (patrocinando projetos de recuperação de espécies com risco de extinção), algo que a diferencia das demais e que deve estar presente nas peças publicitárias!

Muito bem, de acordo com as informações que possuímos já podemos criar alguns nomes: vamos supor que você fez o processo de Brainstorming e "inventou" 10 nomes para a empresa, sendo que no final selecionamos dois deles: Bela Flora e Natu Flora. Para utilizarmos como exemplo durante este tutorial, assumiremos que ao apresentarmos as duas propostas para o cliente, definiu-se que o nome da empresa será Bela Flora !

Fonte: Baboo Fórum
WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.