segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Teoria das Cores: Por Que Algumas Cores São Usadas em Certas Coisas?

Por que vermelho é a cor internacional para o sinal “Pare”?

Os sinais de “pare” originaram em Detroit, Michigan (Estados Unidos) em 1915. Primeiro, eles tinham letras pretas em um fundo branco e eram menores que os sinais modernos. Em 1924, o sinal foi alterado para preto com fundo amarelo. Em 1954, o US Federal Highway Administration (Administração Federal de Rodovias) publicou o Manual Uniforme Sobre Objetos de Controle de Tráfego. Foi nesse manual que o sinal de pare foi padronizado como vermelho com tipografia branca.

O código de cor para “pare” antecede um pouco mais. Vermelho se tornou a cor relacionada com o ato de parar quando os primeiros sinais para estradas de ferro foram criadas nos anos de 1830 e 1840. Inicialmente, vermelho significava “pare”, verde significava “atenção” e branco significava “prossiga”. Mais tarde descobriram que o branco para prosseguir era problemático e fazia confusão com as outras luzes.

Por que rosa é cor de menina, e azul cor de menino?

De acordo com o site “Cores específicas por sexo”, parece que assimilar uma cor a um sexo é algo do século XX. Parece também que essa assimilação era contrária quando primeiro surgiu: rosa era cor de garoto, e azul de garota.

Durante um certo tempo, rosa foi considerado mais uma cor de menino (como uma versão mais light do vermelho, que é uma cor forte) e azul era mais para meninas pois era uma cor mais delicada e bonita.

Não foi até os anos 50 que isso mudou, e rosa virou uma cor de mulher e azul de homem.

Por que roxo é uma cor homossexual?

O roxo se tornou mais popular como símbolo do orgulho na década de 60 - uma frase popular da época na comunidade gay era “Purple Power” (”Poder Roxo”).

Roxo como uma cor de gays / lésbicas foi inserido na cultura pop em 1999 pelo reverendo Jerry Falwell e sua teoria do Tinky Winky. Falwall dizia que o personagem da série de TV para crianças Teletubbies, Tinky Winky, era gay.

Por quê? Como o dinossauro Barney, Tinky Winky era roxo. Tinky Winky carregava uma bolsa. Tinky Winky tinha uma antena triangular na sua cabeça. Roxo, a cor do orgulho gay, deixava tudo mais óbvio. A suposta mala mágica? Uma bolsa de mulher. O triangulo no entanto era o sinal óbvio: um reconhecido símbolo do orgulho gay.

A primeira coisa que eu penso quando vejo alguém com uma antena triangular na sua cabeça é: gay. Ou pelo menos muito feliz.

Por que preto é a cor da morte?

Estudos mostram que a maioria das cores têm mais associações positivas do que negativas, e normalmente quando a cor têm uma associação negativa, ela é apenas usada em determinado contecto.

Preto é geralmente visto como a “cor” da morte na cultura ocidental. Isso acontece pois a carne quando podre se torna preta, a madeira quando queimada se torna preta. Preto também é a “cor” do desconhecido, já que a escuridão é o que oculta a visão.Durante o século XIV, um acontecimento europeu batizado de “A Grande Mortalidade” foi eventualmente chamado de “A Morte Negra” ou a “Peste Negra”. Popularmente, o termo “negro” acreditava ter se dado devido a necrose gerada nos corpos de quem contraísse a doença. No entanto, o termo se refere ao senso figurativo de “preto” (escuro, mortal).

Pessoas em diferentes culturas têm sempre uma percepção negativa da cor preta. Thomas Gilovich e Mark Frank notaram que times de esportes que tinham uniformes pretos eram mais suscetíveis a receberem faltas, juízes tinham uma probabilidade maior de penalizar membros de um time cujo uniforme era preto embora a jogada tenha sido quase idêntica que passou des-penalizada quando a cor do uniforme do time era outra. Finalmente, pessoas que usam cores pretas preferem praticar esportes mais agressivos.

Por que o céu é azul?

A primeira coisa que devemos notar é que o sol é uma fonte de luz muito poderosa - mais que a lua. A segunda coisa é que os átomos de nitrogênio e oxigênio presentes na atmosfera geram um efeito na luz solar que atravessa eles.

Existe um fenômeno físico chamado de Dispersão Rayleigh que faz com que a luz se espalhe quando ela atravessa partículas que possuem o diâmetro equivalente a um décimo do comprimento de onda (cor) da luz. Luz solar é a adição de todas as cores diferentes, mas por causa dos elementos presentes na atmosfera, o azul é espalhado mais eficientemente do que as outras cores.

Então quando você olhar ao céu em um dia bonito, você poderá ver o sol como um disco reluzente. O azul em volta do resto do céu são os átomos atmosféricos espalhando a luz azul na sua direção.

Por que levantar uma bandeira branca é símbolo de quem se rende?

A bandeira branca é um sinal internacional que simboliza a trégua ou cesar-fogo afim de pedir uma negociação. É também usado para simbolizar o que se entrega, tendo em vista que geralmente é o exército mais fraco que pede por uma negociação. A bandeira branca significa que todos que estão se aproximando estão desarmados e possuem intenção de se entregarem ou um desejo de se comunicarem. Pessoas carregando ou balançando uma bandeira branca não devem ser atirados e nem devem atirar. O uso da bandeira branca de rendição está incluído na Convenção de Genebra.

A primeira vez relatada do uso de uma bandeira branca para simbolizar a rendição foi durante a dinastia ocidental Han (25-200 anos d.C.). No Império Romano, o historiador Cornelius Tacitus mencionou uma bandeira branca em 109 d.C. Antes daquela época, exércitos romanos mostravam sua rendição levantando seus escudos acima de suas cabeças. O uso da bandeira branca desde então têm se espalhado pelo mundo todo.

Fonte: Color Lovers (tradução: Canha).
WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.