Todas as empresas usam design gráfico, mesmo que não lhe dêem este nome.
Logotipos, Papelaria, folhetos, manuais de instrução, anúncios e embalagens são todos exemplos de design gráfico, bom ou ruim.
Mas, apesar do grande investimento das empresas nessa área, os resultados nem sempre são eficientes.
Algumas questões fundamentais são:
- Você sabe o que queria dizer no seu folheto, mas ele prendeu a atenção do público, foi lido e é lembrado?
- O manual de instruções reflete a qualidade do seu produto, ou causa a impressão de que ele não vale a pena ser comprado se for tão mal planejado quanto o próprio manual?
- Os catálogos de sua empresa dão suporte e autoconfiança aos vendedores?
- Sua equipe de design gráfico concentra criatividade no que há de inovador em cada tarefa, ou perdem tempo reciclando sempre as mesmas soluções?
- A comunicação gráfica de sua empresa tem estilo, reflete e sustenta a imagem de sua empresa?
- Sua empresa tem uma identidade visual forte, que se faz imediatamente identificada pelo mundo à sua volta?Se não, você tem um problema de comunicação gráfica.
DESIGN GRÁFICO É ELEMENTO CHAVE NA COMUNICAÇÃO
Freqüentemente , a qualidade do design gráfico .
- tipografia, ilustrações, layout e elementos de identificação como logotipo, marcas e cores
- é o que separa a boa da má comunicação.
- Finalidade
- Economia
- Qualidade
A finalidade da comunicação gráfica na industria é: primeiro passar as informações do produto, segundo sustentar a imagem da empresa.
Estas duas funções estão interligadas. Quando a comunicação é boa, ambas finalidades são alcançadas. Boa comunicação é também uma questão de economia: usar a criatividade de seu pessoal da melhor maneira possível, correlacionando cada elemento de comunicação.
Uma boa comunicação é mais do que a soma de suas partes. Finalmente, o impacto da comunicação gráfica depende de sua qualidade: das palavras e ilustrações usadas, da tipografia, da relação entre texto, ilustração e símbolos, da qualidade de impressão. Comunicação não é tanto uma questão do que é emitido, mas do que é recebido.
A qualidade do design gráfico é diretamente proporcional à quantidade da informação dada que será vista, entendida e lembrada.Em resumo, bom design gráfico é elemento chave na comunicação profissional.
BOM DESIGN GRÁFICO SIGNIFICA: BOA COMUNICAÇÃO
Acima de tudo, bom design gráfico significa boa comunicação: informações precisas e importantes em palavras e ilustrações que realmente atinjam o público alvo - e sejam entendidas e lembradas.
BOM DESIGN GRÁFICO SIGNIFICA: IDENTIDADE VISUAL FORTE
Bom design gráfico contribui para a identidade visual forte de uma empresa, e para tornar a sua marca e as de seus produtos inconfundíveis e fáceis de reconhecer e lembrar. Identidade visual é uma questão de forma e repetição. A essência de uma identidade visual forte é a qualidade do design de sua marca, cor e tipografia, a conseqüente utilização desses elementos.
BOM DESIGN GRÁFICO SIGNIFICA: BOA EMBALAGEM
A embalagem é um excelente meio pra passar as informações de seu produto. Algumas vezes a embalagem chega a vender o produto por si mesma.
BOM DESIGN GRÁFICO SIGNIFICA: ARQUIVO DE DESIGN DA EMPRESA
Um arquivo de design é um instrumento para definir e manter a identidade visual da empresa. Arquivos de design usualmente utilizam um sistema de folhas soltas, que permite fácil atualização.