sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CRIAMOS O NOME DE SUA EMPRESA DE GRAÇA !

...

Encontra-se o seguinte anuncio na internet:

CRIAÇÃO DE LOGO, Criação de Papelaria, Cartão de Visita
Criação de Logos e Criação de Papelaria via web. Criação de Marcas inteligentes. Você ganha 10 idéias de nomes para sua empresa ou negócio.

A pergunta que não quer calar:

NÓS, QUE JÁ LEMOS TODAS ESTAS MATÉRIAS ABAIXO, TEMOS O MÍNIMO DE CONHECEMINTO SOBRE O QUE ENVONVE A CRIAÇÃO DE MARCA (NÃO SOMENTE O SIMBOLO, MAS TODA IDEOLOGIA POR TRÁS DA MARCA) COMO PODEMOS ACREDITAR NUMA PROMESSA DESTAS?

Você realmente sabe o que é uma marca?

"Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.

No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica - comunica a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente da mesma forma. "

Fonte: wikipedia

Portanto como podemos imaginar uma empresa que além de cobrar quase nada para criar a representação gráfica do nome da sua empresa, te dá de graça 10 idéias de nomes?

Como alguÉm sem nenhum estudo aprofundado de sua empresa, sem fazer uma pesquisa com seus clientes ou futuros clientes, sem conhecer a fundo seus concorrentes, sem sentir, perceber e estudar o seu ambiente, conseguirá CRIAR O NOME da sua empresa?

Ainda, qual profissional sério irá passar horas e horas trabalhando e analisando seu ramo de negócio, pesquisando seu público, seus concorrentes, sua região, etc, etc, etc... TUDO ISSO, DE GRAÇA???

Pense bem nisso:

Quando for contratar uma empresa por diferenciais que podem se tranformar em armadilhas. O futuro de sua empresa dependerá do especialista por trás de suas escolhas. Quando o nome de sua empresa não for aceito pelo público, o que voce irá fazer? Trocar tudo e começar de novo? E seu investimento, onde vai parar? Voce terá verbas para custear tudo de novo?

....
WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.