sábado, 16 de maio de 2009

Afinal, para que serve mesmo uma marca?

Estratégias bem sucedidas de construção e gestão de marcas podem conduzir empresas grandes e pequenas a vender mais e também cobrar mais. Veja alguns passos que ajudam muito a chegar lá.


Por Fabio Fiorini

Mesmo diante de casos fantásticos e de grandes resultados em imagens e vendas, muitas pessoas têm dúvidas sobre esta questão das marcas e estratégias de branding.

Dúvidas, se realmente isto vale para todas as empresas!

Querem saber a minha opinião?

A marca e suas estratégias de branding são elementos fundamentais para as empresas ganharem cada vez mais mercado e dinheiro, através de resultados sustentáveis de imagem e vendas.

Para traduzir esta importância estratégica em fatos reais, como sempre costumo pregar, vou transcrever abaixo um trecho que um artigo publicado na Revista Consumidor Moderno, de junho de 2008. O artigo trata especificamente sobre marcas, reputação, imagens e intangíveis: um fim na confusão.

“Marcas são relevantes para o negócio e como tal têm seu valor. Sua principal contribuição para o negócio reside, variando de setor para setor, de negócio para negócio, em contribuir com dois grupos de fatores centrais do sucesso das empresas – (i) reputação e imagem e (ii) competitividade e resultados.

Marcas bem construídas e com valor e princípios alinhados ao seu posicionamento e públicos contribuem para boa reputação e imagem das empresas ao agregarem “comerciabilidade” aos produtos, serviços e à própria companhia (em função de serem mais facilmente aceitas, por serem mais facilmente reconhecidas).

Igualmente, marcas bem construídas trazem competitividade e resultados às empresas, pois significam a possibilidade de cobrar prêmios em seus preços por conta dos elementos ligados à sua diferenciação e ao posicionamento exclusivos.”

Vejam só que coisa! Vejam só que maravilha!

Para vender mais, é preciso ter uma marca bem posicionada! Se isso acontece, você pode vender mais caro. Se isso acontece você pode vender mais. Se isso acontece você será mais reconhecido e venderá mais…

Se convenceu?

Trabalhar bem a sua marca (seja uma mega, grande, media, pequena ou micro empresa) é fundamental para os resultados da sua empresa. Tenha certeza disso!

Para exemplificar com um caso real, vou fazer uma pergunta: você compra sempre a roupa mais barata ou escolhe alguma marca? Por que você escolhe no supermercado alguns produtos que são mais caros que os outros? Por que compramos um iPod, se temos MP3 players mais baratos e com mais memória?

A lista é infinita…

Trabalhar a marca não é fácil, mas é preciso começar. Veja alguns passos:

  • Saber os diferenciais da sua marca x dos seus concorrentes (faça pesquisas);
  • Saber o motivo real da compra dos seus consumidores;
  • Saber se o que você quer para a sua marca é o mesmo que seus consumidores entendem que ela é;
  • Saber se o que você quer para a sua marca é o mesmo que seus funcionários entendem que ela é;
  • Saber se suas peças de comunicação transmitem seus diferenciais;
  • Combinar tudo isso e saber se isso é responsável por aumentar suas vendas;

Este é o início de tudo para reconstruir a sua marca para que ela seja poderosa e vendedora!


Invista tempo nestas questões e verá que tem informações suficientes para transformar os resultados do seu negócio! [Webinsider]

WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.