sexta-feira, 15 de maio de 2009

Setor de marcas próprias deve crescer 15% em 2009

A maior presença dos produtos de marcas próprias nas residências do Brasil faz crescer essa indústria. Para este ano, a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) estima que o faturamento do setor cresça 15%.

No ano passado, um estudo da Nielsen mostrou que os itens de marca própria estavam presentes em quase metade das residências brasileiras (48,9%), o que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios. O número de itens de marca própria cresceu 31% em 2008, alcançando um total de mais 45 mil produtos disponíveis, de acordo com o levantamento.

O movimento também é notado fora do país. Nos Estados Unidos, segundo levantamento da Lightspeed Research, 32,4% da população adquire mercadorias de marca própria.

“A crise econômica global representa uma grande oportunidade para esse nicho. Os consumidores tiraram as marcas premium do carrinho de compra, por uma questão de necessidade, e experimentaram os de marca própria, cerca de 20% mais baratos, normalmente”, afirma Neide Montesano, presidente da Abmapro.

Palestra
Para explicar e reforçar o conceito de marca própria, além de apresentar um panorama do segmento no cenário mundial, Neide fará uma palestra, neste mês, em São Paulo, durante o 25º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados. A executiva vai abordar temas como políticas comerciais de marcas próprias, mercado norte-americano e posicionamento de marcas, entre outros temas.

Além da palestra, a Abmapro organizou o Espaço Marca Própria, também no congresso, para facilitar a troca de conhecimentos e possibilitar novas oportunidades de negócios com os supermercadistas. O espaço, com 100 metros quadrados, reunirá empresas fabricantes de produtos de marca própria ou de terceirização, como Alca Foods, Big Foods, Emifor, Emba Lixo, Vinhos Crevelim, Flores Mágicas e Carvão Arco-Íris, Victoriano Representações.

Serviço
Apas 2009 – 25º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados - Palestra Marcas próprias e o novo cenário mundial
Palestrante: Neide Montesano, presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização
Data: 19 de maio
Horário: Das 15h às 17h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo/SP

fonte: Pequenas empresas | Grandes Negócios

Grupo Anaya

Agência com 9 anos de atuação nas mais diversas áreas da criação.